07:23 - 11 de Dezembro de 2017

Notícias

Saúde do homem foi destaque no Novembro Azul em Nova Petrópolis
07-12-2017
Saúde do homem foi destaque no Novembro Azul em Nova Petrópolis
Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Nova Petrópolis abordaram questões relacionadas à saúde do homem durante o mês de novembro, seja nas consultas ou salas de espera. O período teve como foco a saúde preventiva do homem, principalmente, a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Em Nova Petrópolis, de janeiro de 2016 até agosto de 2017, quatro pacientes fizeram cirurgia de retirada de tumor de próstata. No mesmo período, a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Solcial registrou oito casos de câncer de brônquios e pulmão e sete casos de câncer de pele. O câncer de próstata ocupa o terceiro lugar no Município.

Durante a Campanha Novembro Azul, as equipes de saúde de Nova Petrópolis fizeram abordagens sobre a saúde do homem, câncer de próstata e prevenção da doença. Foram realizadas rodas de conversa, palestra com urologista, além de apresentação de informações sobre o câncer de próstata à comunidade e depoimentos de pessoas acometidas pela doença.

A Administração Municipal oferece consultas com urologista na Unidade Básica de Saúde do Centro, no sábado, uma vez por mês. A Prefeitura contrata o serviço especializado desde 2013 com o objetivo de diminuir a fila de espera dos encaminhamentos ao Sistema Único de Saúde (SUS). A Secretaria de Saúde e Assistência Social investe, anualmente, R$ 18.310,00 em urologia.

Novembro Azul é uma campanha voltada à sociedade e, em especial, aos homens. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Os fatores de risco de desenvolvimento do câncer de próstata envolvem antecedentes familiar (um paciente cujo pai ou tio tiveram câncer de próstata tem o dobro de risco para desenvolver a doença do que a população em geral); alimentação (dieta rica em gordura e carne vermelha, pobre em legumes, vegetais e frutas). Sedentarismo, obesidade e taxas de estrogênio são alguns dos outros fatores que podem ocasionar o câncer masculino.

Manter uma alimentação saudável, não fumar, ser fisicamente ativo e visitar regularmente o médico contribuem para a melhoria da saúde em geral e podem ajudar na prevenção deste câncer. O Ministério da Saúde orienta o exame de próstata a partir dos 50 anos de idade; mas, quem tem histórico familiar da doença deve fazer o primeiro exame após os 40 anos de idade.

Para mais notícias sobre Saúde em Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, você encontra informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal.



CRÉDITO DAS FOTOS: Adriana Monteiro Arrial | Comunicação PMNP

Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis
Rua 7 de Setembro, 330 - 2º Piso
CEP Geral 95150-000
Telefone Geral
(54) 3281.8400
comunicacao@novapetropolis.rs.gov.br
Redes Sociais:
2012 - Nova Petrópolis - Jardim da Serra Gaúcha
Criação e Desenvolvimento: