03:01 - 18 de Junho de 2018

Notícias

Prefeito de Nova Petrópolis presente em lançamento de programa de recuperação hidroflorestal
21-05-2018
Prefeito de Nova Petrópolis presente em lançamento de programa de recuperação hidroflorestal
Nova Petrópolis fará parte do projeto de recuperação hidroflorestal da Bacia do Rio Gravataí. Lançado pelo governo gaúcho na terça-feira, 15 de maio, o programa visa recuperar áreas de preservação permanente e ampliar a oferta de água na Região Metropolitana. Na ocasião, o governador José Ivo Sartori assinou um termo de cooperação que envolve a Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), o Ministério Público e a ONG Instituto Etnia Planetária, de Caxias do Sul. O prefeito Regis Luiz Hahn marcou presença no evento, pois Nova Petrópolis vai abrigar o viveiro onde serão cultivadas mais de um milhão de mudas de árvores nativas.

As mudas, cultivadas em um viveiro na localidade de Linha Temerária, serão plantadas a partir de junho em 710 hectares de Áreas de Preservação Permanente (APP). Elas correspondem a 450 pequenas e médias propriedades rurais da região conhecida como Banhado Grande, que inclui os Municípios de Gravataí, Viamão, Glorinha e Santo Antônio da Patrulha. O plano é florestar, até dezembro de 2021, o entorno das nascentes e do curso do rio, isolando os animais. O projeto, que vai receber R$ 2,9 milhões do Fundo Nacional do Meio Ambiente, foi elaborado pelo Instituto Etnia Planetária, com o apoio técnico da Sema, e foi aprovado pelo Ministério do Meio Ambiente.

O governador Sartori destacou a importância e o alcance do projeto. "Entre tantas obrigações do Estado, uma delas é promover o desenvolvimento sustentável, que nada mais é do que o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente. Daí a importância desse termo de cooperação que estamos assinando para recuperar a vegetação da Bacia do Gravataí. Plantar um milhão de mudas de árvores nativas em propriedades rurais é, sem dúvida, um marco histórico! Fundamental para as atuais e futuras gerações".

Segundo o prefeito Regis Luiz Hahn, a Prefeitura de Nova Petrópolis abraçou o projeto por reconhecer sua importância ambiental. “O papel de Nova Petrópolis nesse programa é de grande importância. A administração Municipal não mediu e não medirá esforços para que essa ação tenha os resultados esperados por todos os envolvidos. Tenho certeza de que estamos no caminho certo”, ressaltou o prefeito.

Também participaram da solenidade a secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), Ana Pellini; a presidente do Ibama e representante do ministério do Meio Ambiente, Suely Mara Vaz Guimarães de Araújo; o procurador-geral do Ministério Público do Estado, Fabiano Dallazen; o presidente do Instituto Etnia Planetária, Marco Aurélio Migliavacca; o secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Odacir Klein; e os prefeitos de Gravataí, Marco Alba e de Santo Antônio da Patrulha, Daiçon Maciel da Silva.

Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis
Rua 7 de Setembro, 330 - 2º Piso
CEP Geral 95150-000
Telefone Geral
(54) 3281.8400
comunicacao@novapetropolis.rs.gov.br
Redes Sociais:
2012 - Nova Petrópolis - Jardim da Serra Gaúcha
Criação e Desenvolvimento: