12:15 - 24 de Setembro de 2018

Notícias

Curso de Aperfeiçoamento UNIAFRO encerra em Nova Petrópolis
04-07-2018
Curso de Aperfeiçoamento UNIAFRO encerra em Nova Petrópolis
Alunos do Curso de Aperfeiçoamento UNIAFRO: Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola, realizado na Biblioteca Pública Municipal Prof.ª Elsa Hofstätter da Silva, apresentaram seus trabalhos finais no dia 23 junho, nas dependências da Biblioteca. A coordenadora do curso UNIAFRO, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Doutora Gladis Kaercher, compôs a banca que avaliou as apresentações dos 14 alunos integrantes do curso ofertado pela Faculdade de Educação, com apoio da Secretaria de Educação à Distância (EAD) e do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Nova Petrópolis, responsável pela realização deste curso EAD no Município.

De acordo com a facilitadora do UNIAFRO em Nova Petrópolis, bibliotecária Susana Carrasco, “os alunos apresentaram o relatório das práticas que fizeram em sala de aula cada um em sua escola, conforme os módulos estudados durante o curso”. Ao final das apresentações, todos foram presenteados com kit de materiais relacionados à cultura africana.

A 4ª edição do Curso de Aperfeiçoamento UNIAFRO: Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola foi pensado como uma necessidade premente da Educação Básica, o enfrentamento das questões raciais, em especial aquelas que se referem ao negro e ao racismo. Neste sentido, o curso serviu de instrumento para a teorização e proposição de ações que transformem o cotidiano das relações inter-raciais na escola, e dando continuidade às ações implementadas na primeira edição. Teorizar e praticar são os verbos fundamentais deste curso.

O principal objetivo do curso foi qualificar a educação antirracista em cursos nas escolas públicas do estado do Rio Grande do Sul, visando o atendimento das Leis n. 9.394/2006 (Artigos 3.º; Artigo 26-A; Artigo 79-B) e da Lei n.º10.639/2003, disseminando junto aos profissionais da educação conhecimentos e práticas sobre a educação para as relações étnico-raciais, com vistas à implementação das temáticas ligadas à diversidade étnica brasileira, conforme estabelecido pela legislação educacional vigente.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal.

Alunos do UNIAFRO e trabalhos apresentados:

Alanna Raquel Silva Nunes - “Somos todos coloridos”

Cristiane Kieling - “Estudo sobre Africanidades e igualdade etnicorracial na escola”

Daniele Peirius - “Africanidades na sala de aula”

Fabiana de Moraes - “Mas é preciso ter força. É preciso ter raça. É preciso ter gana sempre”

Daniela Dors - “A educação no combate à intolerância religiosa”

Inês Birk - “Palavra falada Griot”

Joelma Rosa - “Por uma escola antirracista”

Luandra Morchen - “UNIAFRO: reflexões sobre a prática pedagógica com crianças da Educação Infantil”

Nivia Vieira - “Projeto à consciência étnica racial e a sua raiz das brasileiras e brasileiros através das diferentes linguagens”

Sérgio Luz - “O negro”

Silvânia Link - “Refletindo sobre a cultura negra e seu território”

Sílvio Peters - “Manifestações culturais afro-brasileiras: patrimônio cultural do Brasil”

Solana Correa - “Cultura afro-brasileira ritmos do Brasil”

Zelinda Albrecht - “Desvendando pretinha de neve e os sete gigantes”



CRÉDITO DAS FOTOS: Susana Carrasco | Biblioteca Municipal PMNP

Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis
Rua 7 de Setembro, 330 - 2º Piso
CEP Geral 95150-000
Telefone Geral
(54) 3281.8400
comunicacao@novapetropolis.rs.gov.br
Redes Sociais:
2012 - Nova Petrópolis - Jardim da Serra Gaúcha
Criação e Desenvolvimento: