08:45 - 25 de Março de 2019

Notícias

Nova Petrópolis enaltece a saúde do homem durante o Novembro Azul
19-11-2018
Nova Petrópolis enaltece a saúde do homem durante o Novembro Azul
Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Nova Petrópolis estão com a atenção voltada à saúde do homem durante o mês de novembro, seja nas consultas ou salas de espera. O período tem como foco a saúde preventiva do homem, principalmente, a prevenção e diagnóstico precoce do câncer da próstata.

O médico urologista Fábio Roehe, membro da Sociedade Brasileira de Urologia, ministrou uma palestra sobre a prevenção do câncer de próstata no dia 10 de novembro, na UBS Centro. A UBS Piá, localizada no Bairro Piá, realizou ações alusivas à campanha Novembro Azul no dia 13, terça-feira.

Nesta segunda-feira, 19 de novembro, às 14h, a equipe da UBS Vale do Caí fará uma atividade coletiva em prol da Campanha Novembro Azul. A ação “Saúde Integral do Homem” será realizada na Sociedade Juvenil, na localidade de Linha Temerária. Todos os homens estão convidados a participar.

A UBS Vila Germânia irá promover a tradicional Conversa na Sala de Espera, nesta terça-feira, 20 de novembro, nos turnos manhã e tarde. A dentista Flávia Brambilla vai trazer assuntos relativos à saúde do homem.

Na quarta-feira, 21 de novembro, às 14h, a UBS Pinhal Alto fará uma Roda de Conversa sobre a Saúde do Homem para toda a comunidade. O médico Leonardo Targa e os doutorandos de Medicina da Universidade de Caxias do Sul (UCS) irão comandar a atividade.

A equipe da UBS Vale Verde já realizou duas ações em prol da Campanha Novembro Azul, dias 6 e 16 de novembro. Uma nova atividade na Sala de Espera da UBS está programada para o dia 29, quinta-feira, às 9h.

A importância do Novembro Azul também será trabalhada na UBS Linha Brasil durante as rodas de conversa que serão realizadas na sala de espera da unidade para toda a comunidade da localidade.

Segundo a secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, além da saúde do homem, especialmente, a prevenção e diagnóstico precoce do câncer da próstata, o mês de novembro também marca o Dia Mundial de Combate ao Diabetes, celebrado dia 14. A diabetes mellitus é uma doença caracterizada pelo excesso de açúcar no sangue devido à atuação ineficaz da insulina, que é o hormônio responsável por baixar a glicemia no sangue.

Os sintomas da diabetes mellitus podem incluir: vontade de urinar muito e muitas vezes; sensação de sede constante; fome excessiva; perda de peso; visão turva; fraqueza e cansaço. Existem fatores que aumentam o risco de uma pessoa desenvolver diabetes mellitus, tais como: idade superior a 45 anos, obesidade, hipertensão, colesterol elevado ou histórico familiar de diabetes, por exemplo. Estes indivíduos devem estar especialmente atentos aos sintomas da diabetes e consultar um clínico geral anualmente. O tratamento inclui o uso de remédios, como antidiabéticos orais ou insulina, prática de exercício físico e alimentação adequada.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal.



CRÉDITO DAS FOTOS: Marcelo Moura | Comunicação PMNP e Divulgação

Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis
Rua 7 de Setembro, 330 - 2º Piso
CEP Geral 95150-000
Telefone Geral
(54) 3281.8400
comunicacao@novapetropolis.rs.gov.br
Redes Sociais:
2012 - Nova Petrópolis - Jardim da Serra Gaúcha
Criação e Desenvolvimento: