conteúdo do menu
conteúdo principal
20/02/2020

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Biblioteca Pública Municipal Profª Elsa Hofstätter da Silva celebra 26 anos

Evento terá como tema os feitos da biblioteca e os projetos de leitura

COMPARTILHAR NOTÍCIA

O 26º aniversário da Biblioteca Pública Municipal Profª Elsa Hofstätter da Silva será celebrado dia 27 de fevereiro, próxima quinta-feira. A comemoração será marcada pela exposição “Prata da Casa”, que enaltecerá os feitos da biblioteca e os projetos de leitura desenvolvidos pela instituição. A exposição é aberta ao público e pode ser visitada dia 27, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h30min, na Rua Tiradentes, nº 256, Centro. Às 15h30min haverá o tradicional “Parabéns a você”, em comemoração ao aniversário de 26 anos da Biblioteca Pública Municipal.

De acordo com a bibliotecária, Susana Carrasco, “prata da casa é uma expressão antiga, de meados do século XIX. Quando as famílias recebiam visitas, usavam o que possuíam de melhor, ou seja, os melhores utensílios de prata de lei, como as baixelas. Essa expressão também era usada quando não iam almoçar fora e diziam que naquele dia comeriam com a ‘prata da casa’. Hoje em dia ela ficou caracterizada para valorizar o que é formado em casa”, pontuou Susana, após pesquisa.

A comemoração alusiva ao 26º aniversário contará com diversas atrações, como o Baú da Leitura, que contém livros oriundos de doações e obras repetidas da Biblioteca. A proposta é trocar os livros, ou seja, o leitor coloca seu livro no Baú da Leitura e retira outro.

Também estarão em exposição as camisetas utilizadas nas últimas edições da Semana do Livro. Segundo a bibliotecária Susana Carrasco, “a Semana do Livro é um evento que ocorre em abril. É um convite da Câmara Estadual do Livro para todas as bibliotecas, livrarias e escolas. A equipe da biblioteca visita todas as escolas e leva uma atividade aos alunos. Quando visitamos, usamos uma camiseta que identifica o evento, com uma imagem do tema que estamos trabalhando com os alunos. Em 2019, por exemplo, trabalhamos o autor Monteiro Lobato, com o livro ‘Geografia de Dona Benta’ e vestíamos uma camiseta com a imagem do Sítio do Pica-pau Amarelo. Cada camiseta exposta representará o que foi trabalhado nas últimas edições da Semana do Livro”.

Além disso, estarão presentes os projetos Gibi e Livro sem Dono e Doe um livro - Adote uma planta; exposição dos arquivos dos cadastros dos leitores da Biblioteca, que estarão devidamente organizados e etiquetados em fichários, e a exposição de todas as medalhas das Olimpíadas de Literatura Infantil.

O 26º aniversário da Biblioteca Pública Municipal Profª Elsa Hofstätter da Silva é uma realização do Departamento Municipal de Cultura e da equipe da Biblioteca Pública Municipal Profª Elsa Hofstätter da Silva.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis e no Twitter @prefeituranp.

 

CRÉDITO DAS FOTOS: Jordana Kiekow | Comunicação PMNP

Outras Notícias