conteúdo do menu
conteúdo principal
19/03/2024

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Campanha de Vacinação Contra a Gripe começa nesta segunda-feira

Todas as unidades básicas de saúde de Nova Petrópolis terão a vacina disponível até 31 de maio para pessoas dos grupos prioritários

COMPARTILHAR NOTÍCIA

 

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza foi adiantada neste ano e começa em todo o território brasileiro nesta segunda-feira, 25 de março. De acordo com a Secretaria de Saúde de Nova Petrópolis, todas as unidades básicas de saúde do centro, dos bairros e do interior terão a vacina disponível para a população até o dia 31 de maio, quando a campanha encerra.

Neste primeiro momento, serão imunizadas as pessoas que pertencem aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, que são crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas com 60 anos ou mais, indígenas, profissionais das áreas saúde, da educação e da segurança pública, portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou com deficiências permanentes.

A campanha transcorre de 25 de março até 31 de maio. O “Dia D” para chamar a atenção para a campanha está programado para o mês de abril, mas a data e os locais em que a vacina estará disponível, em Nova Petrópolis, neste dia, serão divulgados posteriormente pela Prefeitura Municipal.

Durante a campanha, a vacina contra a Gripe estará disponível para a população em todos os postos de saúde, de acordo com o horário de funcionamento das salas de vacina de cada serviço. A orientação é que o cidadão procure a sua unidade de referência para receber a proteção.

O Governo Federal enviou 480 mil doses do imunizante ao Rio Grande do Sul nessa segunda-feira, 18 de março. A vacina é do tipo trivalente, ou seja, protege contra três cepas do vírus da Gripe, e, como acontece todos os anos, teve sua composição atualizada, tendo duas cepas trocadas para proteger de forma mais ampla os vacinados.

 

Antecipação da campanha

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza foi antecipada em 2024 pelo aumento de casos de pessoas com doenças respiratórias graves, além da emergência de saúde pública envolvendo a Dengue. Apesar da Gripe, da Covid-19 e da Dengue serem doenças distintas, elas possuem sintomas que podem causar confusão, por isso o Ministério da Saúde optou por antecipar a imunização.

A vacina contra a influenza promove imunidade durante o período de maior circulação do vírus, além de reduzir o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos.

 

Confira o serviço:

O que? Campanha de Vacinação Contra a Influenza

Quando? Começa no dia 25 de março e encerra em 31 de maio

Onde? em todas as unidades básicas de saúde de Nova Petrópolis

 

Crédito das fotos: Francis Limberger/Comunicação PMNP 

 

Outras Notícias