conteúdo do menu
conteúdo principal
10/02/2020

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Campanha de vacinação contra o sarampo ocorre até 13 de março

Dia “D” de vacinação será realizado no próximo sábado, 15 de fevereiro

COMPARTILHAR NOTÍCIA

A campanha de vacinação contra o sarampo inicia hoje, 10 de fevereiro, e prossegue até 13 de março. A primeira etapa da mobilização nacional é voltada para imunização de crianças a partir de 5 anos até jovens de 19 anos. No próximo sábado, 15 de fevereiro, ocorre o Dia “D” de vacinação contra o sarampo em todo país. Em Nova Petrópolis, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do interior estarão abertas das 8h às 11h30min; na UBS Centro, o atendimento será das 8h às 17h no sábado. Não esqueça de levar a caderneta de vacinação.

A meta é imunizar 3.645 pessoas na faixa etária de 5 a 19 anos contra o sarampo em Nova Petrópolis nesta primeira etapa. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social conclama a população em geral para comparecer às UBSs com a caderneta de vacinação para fazer uma revisão geral e aplicar as vacinas pendentes; principalmente, os adolescentes que não fizeram a vacina contra o HPV e meningite tipo C.

A segunda etapa da campanha de vacinação contra o sarampo será realizada no período de 3 a 31 de agosto de 2020, para adultos de 30 a 59 anos. O Dia “D” de imunização da próxima etapa ocorre em 22 de agosto.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Saiba mais sobre o turismo de Nova Petrópolis em turismo.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis e no Twitter @prefeituranp.

Sobre o sarampo:

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

Os principais sintomas do sarampo são: febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso. Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

 

CRÉDITO DAS FOTOS: Kassandra Dorneles e Marcelo Moura/Arquivo | Comunicação PMNP

Outras Notícias