conteúdo do menu
conteúdo principal
14/01/2021

Secretaria da Fazenda

Carnês do IPTU e ISSQN Fixo de 2021 estão disponíveis na internet para impressão

Pagamento em cota única até o dia 12 de abril gera desconto de 10%

COMPARTILHAR NOTÍCIA

A Secretaria da Fazenda de Nova Petrópolis, por meio do Setor de Tributos, informa que as guias de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e ISSQN Fixo (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza), bem como a Taxa de Vistoria de Localização e Funcionamento, já estão disponíveis via internet. As guias podem ser acessadas em www.novapetropolis.rs.gov.br, na aba “Para o Cidadão”, no link do Atendimento ao Cidadão.

O IPTU, o ISSQN Fixo 2021 podem ser pagos em cota única até 12 de abril, com 10% de desconto. Se a opção for pelo pagamento parcelado do IPTU, os vencimentos ocorrem nos dias 10 de maio, 10 de junho, 12 de julho, 10 de agosto e 10 de setembro. No caso do ISSQN parcelado, os vencimentos serão nos dias 10 de maio, 10 de junho e 12 de julho.

Os carnês físicos de IPTU e ISSQN serão entregues pelo Correios durante o mês de março. A segunda via será fornecida somente a partir do dia 1º de abril de 2021, na Prefeitura, no balcão do Setor de Tributos.

A Taxa de Vistoria de Localização e Funcionamento deve ser paga até o dia 28 de fevereiro de 2021 e não possui desconto. Essas taxas serão enviadas pelo Correios durante o mês de fevereiro de 2021.

Vale ressaltar, também, que os munícipes prestem atenção ao campo de observações dos boletos de IPTU, ISSQN e taxas. Nestes espaços constam informações importantes, como a indicação de contribuintes que estão de débito com a Prefeitura de Nova Petrópolis.

 

Acesse seus impostos e taxas pelo aplicativo Cidade MOB

Além do site da Prefeitura de Nova Petrópolis, é possível acessar as guias de impostos e taxas, entre outros serviços, pelo aplicativo CidadeMOB, disponível para smartphones, e pagá-las pelo aplicativo bancário ou financeiro. Por meio do aplicativo, o cidadão pode gerar guia de recolhimento de taxas, IPTU e ISSQN; gerar certidão negativa de débitos municipais; saber informações de seus imóveis e empresas; obter informações sobre empenhos a receber; protocolar requerimentos; entre outros serviços.

O aplicativo CidadeMOB  está disponível para download nas lojas Play Store e App Store para sistemas Android e IOS. O CidadeMOB também pode ser acessado pelo site: m.cidademob.com.br. Baixe o aplicativo e aproveite esta comodidade.

 

Como imprimir os carnês de impostos e taxas pelo site de Nova Petrópolis

1 - Acesse o site www.novapetropolis.rs.gov.br

2 - Na área central da página, clique na aba “PARA O CIDADÃO”

3 – Clique no link “ATENDIMENTO AO CIDADÃO (DOCUMENTOS)”

4 - Em “ÁREA PÚBLICA”, clique em “SEGUNDA VIA” (no canto direito da página)

5 - Tipo de cadastro: “ATIVIDADES” para empresas ou “IMOBILIÁRIO” para imóveis

6 - Informe o número do cadastro (este pode ser obtido nos carnês de IPTU dos anos anteriores, ou entrando em contato com o Setor de Tributos da Prefeitura; ao preencher, não pode ser utilizado o último "zero" do número do cadastro)

7 - Selecione o tipo de carnê

8 - Escreva o ano de débito

9 - Opção de impressão: somente parcelas em aberto e não vencidas

10 - Gerar documento

Outras Notícias