conteúdo do menu
conteúdo principal
10/03/2020

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

Estado certifica propriedade livre de tuberculose e brucelose em Nova Petrópolis

Marcos Seefeld é o segundo produtor rural do Município a receber a certificação

COMPARTILHAR NOTÍCIA

Nova Petrópolis possui dois produtores rurais com Certificado de Propriedade Livre de Tuberculose e Brucelose emitidos pelo Estado do Rio Grande do Sul. Flávio Luís Pottratz e Marcos Seefeld aderiram voluntariamente ao Programa Nacional de Erradicação e Controle de Brucelose e Tuberculose (PNECBT) e estão certificados com este importante status sanitário.

Na sexta-feira, 6 de março, o produtor rural Marcos Seefeld, proprietário da agroindústria de Nova Petrópolis Queijaria Tradição, recebeu o certificado de propriedade livre de tuberculose e brucelose emitido pelo Estado do Rio Grande do Sul. O documento foi entregue no Gabinete Oficial do prefeito Municipal, Regis Luiz Hahn.

"O Marcos é o segundo produtor do Município a possuir o certificado sanitário de propriedade livre de brucelose e tuberculose. Precisamos avançar bastante, mas, acreditamos que o jovem produtor vai inspirar muito seus pares que querem continuar na atividade leiteira", avaliou médico veterinário da Inspetoria Veterinária de Nova Petrópolis, Danilo Cavalcanti Gomes.

Segundo a médica veterinária responsável pelo Sistema de Inspeção Municipal (S.I.M.), Raquel Mesquita, a brucelose e tuberculose são zoonoses transmissíveis entre o gado e as pessoas. “São doenças transmitidas pelos fluidos dos animais, inclusive pelo leite. Para os animais, não há tratamento, apenas o abate sanitário, para o qual há indenizações Federal, Estadual e Municipal”, disse.

“O Certificado de Propriedade Livre de Tuberculose e Brucelose traz muitos benefícios ao produtor que o possui: ganha mercado, valoriza o leite, obtém melhor preço pelos animais, evita o abate do rebanho e, o mais importante, a família está segura, livre dessas doenças que são transmissíveis aos humanos”, pontuou Raquel.

Para o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Lucas da Costa de Lima, “é preciso desmistificar a realização de testes nos rebanhos, pois, as vantagens em fazê-los são significativas. Queremos fomentar a busca pela certificação para garantir status sanitário positivo à saúde dos animais e das pessoas. As vantagens são imensuráveis”, avaliou o secretário.  

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Petrópolis exige esta certificação para a produção de queijos artesanais de queijo cru, em um prazo máximo de três anos a partir da formalização da agroindústria.

Participaram da entrega da certificação, o prefeito Regis Luiz Hahn; o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Lucas da Costa de Lima; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Nova Petrópolis e Picada Café, Ari Boelter, e a vice-presidente da entidade, Mariana Marcon; o chefe do escritório local da Emater, Luciano Ilha; a responsável pelo Sistema de Inspeção Municipal (S.I.M.), Raquel Mesquita; o médico veterinário da Inspetoria Veterinária de Nova Petrópolis, Danilo Cavalcanti Gomes; o produtor rural certificado, Marcos Seefeld, e a responsável técnica pela agroindústria de Seefeld, Camila Bonatto.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Saiba mais sobre o turismo de Nova Petrópolis em turismo.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis e no Twitter @prefeituranp.

 

Passo-a-passo para certificar a propriedade como livre de brucelose e tuberculose

1) Preencher o requerimento de certificação na Inspetoria Veterinária do Município;

2) Realização de dois testes negativos de rebanho por um médico veterinário habilitado (intervalo de 6 a 12 meses entre os testes);

3) Entrada de bovinos só de propriedades livres ou com dois testes, controle realizado pelo produtor;

4) Último teste fiscalizado pela Inspetoria Veterinária;

5) Analisar se a propriedade em certificação ou renovação da certificação cumpriu todas as normas;

6) Analisar planilha de modificação de estoque (preenchida pelo responsável técnico - RT da certificação);

7) Encaminhar ao Programa Nacional de Erradicação e Controle de Brucelose e Tuberculose (PNCEBT) memorando solicitando certificação ou memorando para renovação da certificação.

 

Sinais clínicos das doenças em humanos, segundo o Ministério da Saúde:

Tuberculose: tosse seca e produtiva por três semanas ou mais, febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento, cansaço/fadiga

Brucelose: febre, mal-estar, sudorese noturna, fraqueza, cansaço, perda de peso, dores de cabeça, articulares, musculares, no abdômen e costas

 

CRÉDITO DAS FOTOS: Kassandra Dorneles | Comunicação PMNP

Outras Notícias