conteúdo do menu
conteúdo principal
04/02/2020

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

Festa do Figo de Nova Petrópolis supera expectativas e recebe mais de 15 mil pessoas

Localidade de Linha Brasil sediou a 47ª edição do maior evento do interior do Município

COMPARTILHAR NOTÍCIA

A 47ª Festa do Figo de Nova Petrópolis, realizada nos dias 1º e 2 de fevereiro na localidade de Linha Brasil, registrou um público superior a 15 mil pessoas. Os visitantes puderam aproveitar a programação do evento, repleto de atrações culturais como shows musicais e apresentações folclóricas, além da comercialização de diversos produtos coloniais, e do figo in natura. A organização da festa, que contou com a participação de 410 produtores rurais nos estandes de exposição e 210 trabalhadores voluntários, estima que foram vendidas mais de duas toneladas de figo, além de 2.900 almoços servidos em dois dias de evento.

A abertura da Festa do Figo 2020, ocorrida na manhã de 1º de fevereiro na Sociedade Cultural e Esportiva Linha Brasil, contou com a presença de autoridades Estaduais e Municipais, imprensa e comunidade. Em seus discursos, as autoridades presentes, além do presidente da 47ª edição do evento, Celso Seefeld e do representante dos produtores rurais, Clóvis Thiele, destacaram principalmente o trabalho dos produtores rurais de Nova Petrópolis, que torna possível eventos como a 47ª Festa do Figo, além de contribuir para a economia do Município.

Marcaram presença na abertura da Festa do Figo o prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn; secretário adjunto da Secretaria de Segurança Pública do RS, Coronel Marcelo Frota, representando o vice-governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior; deputado Estadual Elton Weber, representando o então presidente da Assembleia Legislativa do RS, Luiz Augusto Lara; presidente da EMATER RS, Geraldo Sandri;   diretor do Departamento de Infraestrutura Rural, Irrigação e Usos Múltiplos da Água, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS, Moacir Tissot; vice-presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do RS (FETAG), Nestor Bonfanti.

Também participaram da abertura as soberanas da 47ª Festa do Figo, Rainha Justine de Morais Jahnel Gonçalves, e as Princesas Ingrid Machado e Natiéle Vitória Rauch; o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Petrópolis, Lucas da Costa de Lima; vice-presidente da Cooperativa Piá, Tarcísio Braun; o chefe do Escritório da EMATER de Nova Petrópolis, Luciano Ilha; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Ari Boelter; presidente da Sicredi Pioneira, Thiago Schmitt; presidente da Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis, João Paulo Viana. Secretários Municipais, vereadores e representantes de entidades também marcaram presença na abertura.

De acordo com o presidente da 47ª Festa do Figo, Celso Seefeld, o evento vem crescendo a cada ano e a edição 2020 demonstrou essa evolução. “Com certeza foi a maior edição da festa realizada em Linha Brasil. Estimamos um aumento de 15% nas vendas em relação à edição de 2018 do evento. Superamos o público de 15 mil pessoas e as vendas foram excelentes. Destaco o trabalho em equipe e o engajamento de toda a comunidade da Linha Brasil, que trabalhou de forma voluntária em prol da festa. Mesmo recebendo um público acima do esperado, conseguimos atender bem a todos os visitantes”, destacou Seefeld.

Para o secretário adjunto da Secretaria de Segurança Pública do RS, Coronel Marcelo Frota, Nova Petrópolis possui muitas belezas e é um exemplo de organização. “É sempre um prazer visitar Nova Petrópolis e seus encantos, sempre me sinto em casa quando venho para cá. Trago um abraço do vice-governador Ranolfo Vieira Júnior e quero parabenizar toda a comunidade de Nova Petrópolis, por essa festa tão bem organizada”, ressaltou Frota.

Segundo o prefeito Regis Luiz Hahn, que fez questão de saudar as autoridades presentes na solenidade de abertura, a Festa do Figo existe graças ao trabalho dos produtores rurais. “Tenho certeza de que esse grandioso evento só é possível graças ao trabalho dos nossos agricultores. Perceber que a Festa do Figo vem crescendo é muito gratificante. Ver tantas pessoas contribuindo de forma voluntária neste evento explica o sucesso dessa festa. Vida longa à Festa do Figo”, disse o prefeito Regis Luiz Hahn, que aproveitou a oportunidade para relembrar demandas do Município aos representantes do Governo do RS.

O evento contou com 40 estandes de exposição, nos quais foram comercializadas frutas in natura, variados produtos à base figo, produtos coloniais, chopp e outras frutas e hortaliças. Também ocorreu a feira de máquinas e implementos agrícolas e a venda de artesanato, flores, mudas de figueiras, entre outros. A diversão foi garantida com as apresentações do Grupo de Danças Folclóricas Sonnenschein e Wilceu Pause, no sábado. No domingo, o Festival de Bandas, que contou com os shows dos grupos 0800, Miramar Show, Brilha Som e Barbarella, animou o público do evento.

As localidades de Linha Araripe e Linha Brasil, ambas situadas ao longo da RS 235 em Nova Petrópolis, destacam-se no cultivo do figo e, de forma alternada, realizam, anualmente, a Festa do Figo. Em 2020, a 47ª edição da Festa do Figo foi uma realização da Sociedade Cultural e Esportiva Linha Brasil; contou com o patrocínio da Sicredi, Cooperativa Piá e Banrisul e com o apoio da Prefeitura de Nova Petrópolis, EMATER e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Petrópolis e Picada Café.

Mais informações sobre a Festa do Figo 2020 em  https://www.facebook.com/festadofigonp/. Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis e no Twitter @prefeituranp.

Outras Notícias