conteúdo do menu
conteúdo principal
30/06/2020

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

Melhorias no Horto Municipal refletem nos jardins de Nova Petrópolis

Máquinas e equipamentos contribuem para produção de plantas de qualidade

COMPARTILHAR NOTÍCIA

O crescimento de Nova Petrópolis reflete também no aumento das áreas de arborização e canteiros de flores do Jardim da Serra Gaúcha. Para atender tal demanda, o Horto Municipal, setor que integra a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realiza investimentos para melhorar a qualidade e a produtividade das plantas ornamentais que enfeitam os canteiros de Nova Petrópolis.

O coordenador e paisagista do Horto Municipal, Alexandre Lanius Silva, juntamente com a equipe do setor, desenvolve um trabalho de produção e cultivo de plantas ornamentais perenes, que são permanentes, e bianuais, que têm ciclo de duração de dois anos. Para otimizar a produção do Horto, foi adquirida uma estufa galvanizada de 264m² para o cultivo destas culturas. O Município investiu R$ 17.200,00 na estrutura que tem a função de dar condições de desenvolvimento para estas plantas em sua fase inicial até o final do cultivo.

Para o aumento da produtividade de flores anuais, plantas que germinam, florescem e morrem no período de um ano, e redução da mão de obra e aproveitamento da equipe em outras áreas, como implantação de jardins, por exemplo, também foi adquirida uma máquina de semeadura, com potencial de semear 70 bandejas de 200 célula/hora. Sendo que, no processo manual de semeadura, um servidor faria cerca de 30 bandejas/por dia. O Município investiu R$ 16.180,00 nesta máquina de semeadura.

Visando o melhoramento da qualidade das plantas, os próprios servidores do Horto Municipal fizeram uma câmara de germinação. O espaço foi tecnicamente desenvolvido para realizar a quebra de dormência das sementes quando ocorre a transição de uma estação para outra. A câmara de germinação reduz os custos mais elevados com a aquisição de plug's de mudas já germinadas, ou seja, bandejas com diversas células com mudas semeadas ou multiplicada por estaquia.

“O objetivo destes novos processos é produzir mais, com melhor qualidade e minimizar os custos de produção no Horto Municipal. Os investimentos realizados nestas melhorias certamente se pagam a curto prazo. Estarão pagos dentro de um ano e meio a dois anos de produção”, salientou Lanius.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Saiba mais sobre o turismo de Nova Petrópolis em turismo.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis e no Twitter @prefeituranp.

 

CRÉDITO DAS FOTOS: Alexandre Lanius Silva | Horto Municipal PMNP

Outras Notícias