conteúdo do menu
conteúdo principal
13/01/2021

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Nova Petrópolis adere novo Modelo de Cogestão com protocolos mais flexíveis

Alteração foi proposta pela AMESNE e aprovado pelo Governo Estadual

COMPARTILHAR NOTÍCIA

O prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf, assinou nesta quarta-feira, 13 de janeiro, o Decreto Municipal nº 013/2021, que adere ao novo Modelo de Cogestão da Macrorregião Serra, revoga a Portaria Municipal 003/2020 e determina protocolos específicos para o Município. Com a publicação do documento, estabelecimentos já podem adotar medidas mais flexíveis quanto ao teto e modo de operação, horário de funcionamento, restrições específicas por atividade e medidas sanitárias.

A nova versão da cogestão permite que o Município atue com os protocolos da Bandeira Laranja, quando classificado como Bandeira Vermelha no mapa do Estado. Da mesma forma, se a Macrosserra for classificada em Bandeira Preta, poderá operar com os protocolos da Bandeira Vermelha. De acordo com o Observatório Regional, a região teve uma queda no percentual de hospitalizações e a alteração no modelo de cogestão foi proposta ao Governo do RS para operar conforme a legislação Estadual.

DETERMINAÇÕES ESPECÍFICAS PARA NOVA PETRÓPOLIS

O Decreto Municipal adere aos protocolos do Modelo de Cogestão e determina regras específicas para o Município. Em Nova Petrópolis, restaurantes, lancherias, bares e similares podem funcionar diariamente, respeitando o limite máximo das 23h para ingresso de clientes, e das 24h, para encerramento. É obrigatório o distanciamento de dois metros entre mesas e está permitido até, no máximo, seis pessoas por mesa, desde que sentados; sendo vedada a permanência em pé em restaurantes e lancherias. Está vedado música ao vivo nos estabelecimentos. Música mecânica em volume que prejudique a comunicação entre clientes também está proibida. Jogos recreativos como sinuca, boliche, bolão, jogos de cartas e outros também não são permitidos nos estabelecimentos.

Confira os protocolos, capacidades e modos de operação do atual Modelo de Cogestão de todos os setores e a legislação vigente em www.novapetropolis.rs.gov.br. Confira informações atualizadas na página da Prefeitura de Nova Petrópolis no Facebook. Acompanhe o Instagram pelo @prefeituranovapetropolis e o Twitter @prefeituranp.

Documentos

Outras Notícias