conteúdo do menu
conteúdo principal
31/01/2020

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

Nova Petrópolis disponibiliza informações sobre coleta seletiva de lixo

Datas e horários nas zonas urbana e rural podem ser consultados no site oficial

COMPARTILHAR NOTÍCIA

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Petrópolis comunica que a tabela atualizada de coleta de resíduos está disponível para consulta no site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br, na aba “Para o Cidadão”, link “Coleta de Lixo”: https://www.novapetropolis.rs.gov.br/coleta-de-lixo.

Em 2019, o Município investiu R$ 2.025.901,20 na coleta seletiva de lixo. Foram coletadas 4.848,10 toneladas de lixo no ano passado em Nova Petrópolis. De acordo com a Secretaria Municipal, o custo mensal da destinação correta de resíduos é de cerca de R$ 174.138,97 aos cofres públicos.

“O lixo é um dos maiores problemas ambientais no mundo e separá-lo corretamente em casa pode parecer insignificante, mas, faz toda a diferença se cada um dos habitantes respeitar os dias e horários de coleta, separar o lixo corretamente e descontaminá-lo, além de utilizar restos de alimentos e cascas como adubo”, ressalta o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Lucas da Costa de Lima.

Alguns materiais não podem ser descartados na coleta seletiva, pois, contaminam os demais resíduos e geram grande impacto ambiental. Lâmpadas, pilhas, baterias, pneus, toners, sucatas, eletrônicos, entre outros, não devem ser colocados junto com o lixo seco ou orgânico. Para estes produtos, existe a Logística Reversa que prevê o recolhimento desses materiais por parte da empresa que os comercializa.

“A Prefeitura de Nova Petrópolis realiza coletas especiais de embalagens de agrotóxicos, lixo eletrônico e óleo de cozinha em datas específicas durante o ano para diminuir o impacto da destinação incorreta desses materiais no Meio Ambiente”, destaca o secretário adjunto de Agricultura e Meio Ambiente, Pedro Canísio Schneider.

A equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente alerta a comunidade que medicamentos, seringas e semelhantes devem ser descartados nas Unidades Básicas de Saúde e é passível de multa se colocado para recolhimento na coleta de lixo seletiva. Descartes irregulares podem ser denunciados pelo fone (54) 3281-8409.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Saiba mais sobre o turismo de Nova Petrópolis em www.turismo.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis e no Twitter @prefeituranp.

 

Outras Notícias