conteúdo do menu
conteúdo principal
29/01/2020

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

Nova Petrópolis sedia a 47ª Festa do Figo dias 1º e 2 de fevereiro

Maior festa do interior do Município será realizada na localidade de Linha Brasil

COMPARTILHAR NOTÍCIA

A 47ª Festa do Figo de Nova Petrópolis será realizada no próximo fim de semana, dias 1º e 2 de fevereiro, na Sociedade Cultural e Esportiva Linha Brasil. O evento contará com uma programação especial que enaltece a fruta, o produtor e traz diversas atrações para o maior evento do interior do Município. A Festa do Figo tem entrada franca e estacionamento gratuito no sábado e no domingo.

A abertura oficial do evento ocorre no dia 1º de fevereiro, sábado, às 10h30min. As soberanas da 47ª Festa do Figo, Rainha Justine de Morais Jahnel Gonçalves, e as Princesas Natiéle Vitória Rauch e Ingrid Machado são as anfitriãs.

Segundo o coordenador geral do evento, Celso Seefeld, os preparativos para a Festa do Figo 2020 estão intensos. “Mais de 15 mil pessoas são esperadas para a Festa do Figo, que terá cerca de 400 expositores. Muitas atrações e diversão irão garantir o sucesso de mais uma edição da maior festa do interior de Nova Petrópolis”, destaca Seefeld. “Além de toda a estrutura da sociedade, 2.580m², teremos mais 1.174 metros de área externa coberta com pirâmides, 100m² a mais que na última edição. Também aumentamos a disponibilidade de sanitários, com quatro unidades de banheiros químicos”, citou o coordenador.

A 47ª edição contará com comercialização de frutas in natura, variados produtos à base figo, produtos coloniais, chopp, cuca de figo e outras frutas; feira de máquinas e implementos agrícolas, artesanato, flores, mudas de figueiras, entre outros.

Nos dois dias do evento, 1º e 2 de fevereiro, haverá almoço ao valor de R$ 35, por pessoa. Churrasco servido na mesa, com carne bovina, suína, galeto e salsichão acompanhado de pão e saladas diversas. Os cartões para o almoço podem ser adquiridos somente no local do evento.

“Teremos um sistema inédito para a venda de cartões de almoço na 47ª Festa do Figo. No momento em que comprar o cartão, o visitante saberá qual o horário exato que irá almoçar. Serão quatro horários de almoço distintos, 11h, 12h, 13h e 14h, identificados pela cor do cartão, verde, amarelo, laranja e azul, respectivamente. Temos capacidade para atender 500 pessoas em cada horário”, explicou o coordenador geral do evento, Celso Seefeld.

A Festa do Figo também envolve comunidade e visitantes durante as apresentações culturais. O Grupo de Danças Folclóricas Sonnenschein e Wilceu Pause animam o público no sábado, 1º de fevereiro, a partir das 15h. No Festival de Bandas de domingo, 2 de fevereiro, com início às 14h, as Bandas 0800, Miramar Show, Brilha Som e Barbarella prometem agitar o público. Não haverá cobrança de ingresso durante os shows.

De acordo com o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Lucas da Costa de Lima, “atualmente, Nova Petrópolis possui 67 produtores familiares que produzem o fruto em 42 hectares, obtendo a produção de 370 toneladas. Em torno de 70% dessa produção é comercializada por meio da Cooperativa Agropecuária Petrópolis (Piá) para a industrialização. O restante da produção é comercializado na Ceasa, consumida in natura e destinada à indústria caseira de doces”. Em Nova Petrópolis, os agricultores cultivam basicamente as variedades Pingo de Mel, Negrito e Roxo de Valinhos.

As localidades de Linha Araripe e Linha Brasil, ambas situadas ao longo da RS 235 em Nova Petrópolis, destacam-se no cultivo do figo e, de forma alternada, realizam, anualmente, a Festa do Figo. Em 2020, a 47ª edição da Festa do Figo é uma realização da Sociedade Cultural e Esportiva Linha Brasil; conta com o patrocínio da Sicredi, Cooperativa Piá e Banrisul e com o apoio da Prefeitura de Nova Petrópolis, EMATER e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Petrópolis e Picada Café.

Mais informações sobre a Festa do Figo 2020 em  https://www.facebook.com/festadofigonp/. Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis e no Twitter @prefeituranp.

Programação oficial da Festa do Figo 2020:

Sábado – 1º de fevereiro

10h30min - Abertura Oficial

12h - Almoço

14h - Premiação dos Expositores

15h - Apresentação do Grupo de Danças Folclóricas Sonnenschein

16h30min - Wilceu Pause

Domingo – 2 de fevereiro

8h - 3° Passeio pelos Caminhos Germânicos - Especial Festa do Figo

10h - Culto Ecumênico

11h15min - Almoço

14h - Festival de Bandas:

Palco externo - Banda 0800 e Miramar Show

Palco interno:  Brilha Som e Barbarella

Outras Notícias