conteúdo do menu
conteúdo principal
06/08/2020

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Otto Hoffmann realiza projeto interdisciplinar com séries finais do Ensino Fundamental

Projeto Pão foi realizado pelos alunos do 6º ao 9º Anos da Escola Municipal

COMPARTILHAR NOTÍCIA

Motivados e convidados pelo professor da disciplina de Arte, Rafael Araújo, os colegas professores das disciplinas de Educação Física, Marciele Meyer; de Ensino Religioso, Maiquel Laux; de Língua Alemã, Arlete Beck; de Língua Portuguesa, Maiquel Laux e Paula Alessandra Schoeler, e de Música, Eliara Ferraz, abraçaram a ideia de propor aos alunos de 6º ao 9º Anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Otto Hoffmann um projeto interdisciplinar intitulado Projeto Pão.

A ideia foi prontamente acolhida pela supervisora da instituição de ensino do Bairro Pousada da Neve, Maria Cristina Xavier, e teve o apoio da equipe diretiva da escola e da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto.

Inicialmente, os alunos foram convidados a fazer o seu próprio pão, filmar e fotografar sua produção, além de curtir e criar uma coreografia sincronizada com o auxílio de uma música com a temática do projeto. Ler uma receita, interpretar, seguir passos, ver e decidir pelo melhor ângulo, interpretar frases bíblicas no Padlet (uma ferramenta online que permite a criação de um mural ou quadro virtual dinâmico e interativo para registrar, guardar e partilhar conteúdos), conhecer sobre a tradição alemã de produção de pães, criar histórias em quadrinhos e propagandas, além de participar de uma Live e sorteio de pães com a equipe da Padaria Petrópolis foram ações realizadas nestes últimos 15 dias. De acordo com os professores, a segunda etapa do Projeto Pão já está em continuidade com a pesquisa de receitas familiares.

 “Nossos professores e profissionais da Educação estão de parabéns pelo empenho e dedicação na busca por formas diferenciadas de chegar aos lares dos alunos neste período de distanciamento. No início não foi fácil! Mas, a evolução dos trabalhos, da busca, dos meios propostos foi significativa. Mostrou que, apesar das dificuldades, esses profissionais são capazes e têm um grande respeito pelos alunos. Todos procuraram se empenhar ao máximo para que a nossa qualidade de ensino se mantivesse. Estamos aprimorando a cada dia. E, neste 6 de agosto, Dia Nacional dos Profissionais de Educação, quero fazer, em nome de toda equipe da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, um agradecimento aos profissionais de Educação e parabenizá-los por tudo que têm feito pelos alunos e pela Educação de Nova Petrópolis”, declarou a secretária Municipal da pasta, Cristiane Kieling.

Acompanhe alguns relatos de alunos participantes:

“Gostei muito de trabalhar no Projeto Pão, foi uma experiência bem diferente e interessante, pois nunca tive muita curiosidade sobre pães, como são feitos, história, diversidade, entre outros. Foi divertido aprender a fazer o pão. Com certeza, é um tipo de estudo bem proveitoso  e os  aprendizados que de lá tiramos, levaremos para vida toda.”  Sofia Kempf – Turma 91

“Ambas adoramos fazer este projeto, foi uma grande experiência, de muito aprendizado. Além de toda mão de obra, compartilhamos a cooperatividade, a amizade e a união. Para nós  sabermos fazer, seria um aprendizado perfeito, pois costumamos ver isto como um caos eterno e que só nossas avós conseguem, mas nós duas conseguimos fazer um pão, nós conseguimos... Quando vimos aquela consistência da massa do pão, ficamos tão surpresas, porque jamais imaginaríamos que ficaria fofinho na primeira tentativa. Adoramos este projeto e iremos levar esta experiência para o  resto da vida. Afinal agora tem mais duas padeiras na casa e na família, não é mesmo? Ficamos tão felizes, somos muito gratas aos nossos professores por propor este projeto!”  Anna e Elisa Cavaglieri - Turmas 91 e 71.

“Eu gostei muito desse tipo de trabalho, pois é interativo, aprendemos coisas sobre o pão e até aprendemos a fazer um. Na minha opinião, acho que deveria ter mais trabalhos deste tipo.”  César Madeira - Turma 91

“Achei o projeto interdisciplinar do pão uma atividade muito divertida e de muita interação familiar, além de termos novas experiências. Acho muito importante termos esse contato direto com a prática e espero que a escola produza mais projetos assim. Adorei a experiência!”  Thaís Eduarda Witt - Turma 91

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Saiba mais sobre o turismo de Nova Petrópolis em turismo.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis e no Twitter @prefeituranp.

 

CRÉDITO DAS FOTOS: Arquivo Pessoal

Outras Notícias