conteúdo do menu
conteúdo principal
04/08/2020

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Retrospectiva online do Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis atingiu mais de 60 mil visualizações em 18 dias

Evento virtual contou transmissão de apresentações culturais de edições passadas do festival

COMPARTILHAR NOTÍCIA

A Retrospectiva online do Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis, realizada de 16 de julho a 2 de agosto, obteve um alcance de mais de 188 mil pessoas, de acordo com as estatísticas oficiais da rede social do evento. Durante os 18 dias de evento foram realizadas transmissões, em formato de lives, na página oficial do festival no facebook, totalizando mais de 38 horas de exibição de conteúdo de edições passadas do evento cultural. As apresentações de grupos folclóricos de 12 países, como Indonésia, México, Estados Unidos, Rússia, Egito, República Tcheca, Polônia, Argentina, Colômbia e Chile, além de 13 grupos nacionais e 27 grupos locais, foram os grandes destaques do evento online.

A ideia de criar uma programação online, que também contou com a exibição de espetáculos de abertura e encerramento do Festival Internacional de Folclore, além de um compacto do Encontro Mundial da Juventude IOV, surgiu em virtude do cancelamento da 48ª edição do evento por conta do novo coronavírus – COVID-19. Os espetáculos reunidos foram editados, contando com a inserção de depoimentos de folcloristas e autoridades, tais como, manifestações da secretária da Cultura do RS, Beatriz Araújo; do presidente da IOV Brasil, Clerton Vieira, e do prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn. As transmissões também contaram com participações das Soberanas do Folclore Alemão, Rainha, Andressa Haas; 1ª Princesa, Sara Freitas e a 2ª Princesa, Luana Heck.

O que se viu durante as transmissões da Retrospectiva online do Festival Internacional de Folclore, que foram visualizadas por mais de 60 mil pessoas, foi uma comoção de admiradores do folclore espalhados por diversos lugares do Brasil e do mundo. Nos quase 4 mil comentários postados durante as lives, espectadores brasileiros e de países como Costa Rica, México, Argentina, Chile, Colômbia e Perú interagiram entre si, trocando impressões e relembrando momentos marcantes do festival em Nova Petrópolis.

Para a presidente da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis, Lediane Werner, reviver momentos do festival foi importante para aplacar a saudade do evento. “Ver que nosso evento virtual foi acompanhado por amigos de muitos Estados e países nos faz perceber que não é somente nossa cidade que sente falta do festival. Somos especialmente gratos a todos que tornaram esse evento online possível. Sabemos da dedicação de cada um para que essa edição diferente do festival também fosse especial e inesquecível”, destacou a presidente.

Para o secretário adjunto de Educação, Cultura e Desporto de Nova Petrópolis, Paulo Cesar Soares, a retrospectiva online foi um evento maravilhoso criado pelas circunstâncias vividas hoje. “Acredito que essa retrospectiva contribuiu para atenuar um pouco a saudade do nosso festival e, ao mesmo tempo, nos fez valorizar ainda mais esse evento tão rico. Estamos ansiosos para que 2021 chegue logo e, se tudo der certo, voltaremos a nos reencontrar no maior palco da cultura mundial, no palco do Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis”, enfatizou Soares

A Retrospectiva do Festival Internacional de Folclore foi uma realização do Departamento Municipal de Cultura de Nova Petrópolis, em parceria com a Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis (AGDFA-NP) e contou com apoio de Sicredi. Confira as lives do evento na página facebook.com/FestivalInternacionaldeFolclore. Confira galerias de fotos, vídeos, notícias e o histórico do Festival Internacional de Folclore no site festivaldefolclore.com.br.

Outras Notícias