conteúdo do menu
conteúdo principal
13/10/2020

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Solidare - Farmácia Solidária inicia dispensação de medicamentos em Nova Petrópolis

Abertura da Solidare ocorre sexta-feira, 16 de outubro, a partir das 9h

COMPARTILHAR NOTÍCIA

A abertura da Solidare - Farmácia Solidária de Nova Petrópolis ocorre na próxima sexta-feira, 16 de outubro, às 9h, na sala da Farmácia Solidária, localizada junto à sede da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, com a dispensação (entrega) de medicamentos doados pela comunidade.

O programa Farmácia Solidária foi instituído em Nova Petrópolis pela Lei Municipal nº 4.902, de 7 de julho de 2020. No Rio Grande do Sul atualmente existem 14 farmácias solidárias constituídas, que se comunicam em rede para auxiliar na instalação e operação. No Município, o programa é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social.

A Farmácia Solidária conta com profissional farmacêutico que faz rigorosa triagem dos medicamentos recebidos, auxilia no controle de estoque e registros previamente definidos e na dispensação à população. O programa tem como objetivo principal recolher doações de medicamentos em bom estado de conservação para repassar aos munícipes que não dispõem de meios para aquisição.

A dispensação de medicamentos ocorrerá na sala da Solidare, localizada junto à sede administrativa da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, na Rua Cel. Alfredo Steglich, 95, Centro; nas sextas-feiras, das 7h30min às 11h30min. Para retirar os medicamentos disponíveis na Farmácia Solidária é necessária a apresentação de receituário médico emitido nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Sistema Único de Saúde (SUS) e um comprovante de residência de imóvel localizado no território de Nova Petrópolis, ou apresentação de receituário médico, comprovante de renda mensal de até 1,5 salários mínimos por pessoa e um comprovante de residência de imóvel localizado no território de Nova Petrópolis.

As caixas coletoras estão disponíveis na Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, na sede administrativa da Prefeitura de Nova Petrópolis, na UBS Centro, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Vida Nova, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e na Câmara Municipal de Vereadores. A caixa tem uma repartição para comprimidos e outra para frascos. O material possui um nível interno para evitar que os medicamentos tenham contato direto com o solo. A orientação é de que a comunidade deposite nas caixas coletoras medicamentos em bom estado de conservação, que não são mais utilizados e que possam ser reaproveitados por outra pessoa.

Saiba mais sobre a Solidare – Farmácia Solidária de Nova Petrópolis em www.novapetropolis.rs.gov.br/secretarias/saude-e-assistencia-social. Entre em contato pelo fone (54) 3298-2650 ou pelo e-mail farmaciasolidaria@novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs e no Instagram (@prefeituranovapetropolis) encontre informações atualizadas, fotos e vídeos.

 

CRÉDITOS: Adriana Monteiro Arrial/Arquivo | Saúde PMNP

Outras Notícias